quinta-feira, 13 de outubro de 2011

José Saramago...




A viagem não acaba nunca.
Só os viajantes acabam.
E mesmo estes podem prolongar-se em memória, em lembrança, em narrativa.
Quando o visitante sentou na areia da praia e disse:
“Não há mais o que ver”, saiba que não era assim.
O fim de uma viagem é apenas o começo de outra.
É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já,
ver na primavera o que se vira no verão,
ver de dia o que se viu de noite,
com o sol onde primeiramente a chuva caía,
ver a seara verde, o fruto maduro,
a pedra que mudou de lugar,
a sombra que aqui não estava.
É preciso voltar aos passos que foram dados,
para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles.
É preciso recomeçar a viagem. Sempre.

7 comentários:

  1. Olá, querida...
    Como sempre postagens que nos inspiram e fazem pensar...
    Beijinhos,
    Clau

    ResponderExcluir
  2. Neste momento, eu precisava exatamente desta mensagem. Perdi o meu avô recentemente, e ela me tranquilizou, acalmou meu coração.
    Obrigada e um beijo

    ResponderExcluir
  3. Que lindos Nina! O blog e esta belíssima mensagem do Saramago! Eu adoro os livros dele, li quase todos e é assim que permanece "vivo" no meu coração!
    Um beijão cheio de carinho, Carla Bordalesa.

    ResponderExcluir
  4. Meu filho é apaixonado por Saramago,com razão!
    Ele é maravilhoso!
    Beijo minha amiga,linda sexta-feira!

    ResponderExcluir
  5. Aiai como é bom Saramago, fico pensando como pode ser tão bom! Aqui, com chuva e pés gelados...bjo:}

    ResponderExcluir
  6. Que bom que homenageastes Saramago.
    Dele já li dois livros:
    Ensaio sobre a cegueira
    O Evangelho segundo Jesus Cristo ( o que mais gostei)

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde queridona!!!
    Tudo aqui é lindo bordados, que nos fazem sonhar de ja ter tido ou visto algo assim, não sei bem , se está guardado na memória.
    Poemas lindos que me fazem sonhar, (estou sempre no mundo da lua) mas eu gosto, amo!
    Parabéns amadinha!!!
    Bjos Carinhosos!!!
    Tua tarde será linda, doce, doce, doce....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...