sexta-feira, 9 de março de 2012

Cozinha de Emergência...


Tenho um livro de culinária e que comprei no tempo das vacas magras. Sabe... solteira, namorando, sem muita grana, adorava ler e era quase toda semana no sebo perto de casa! Encontrei essa preciosidade, que praticamente abro sempre na mesma página! Porque gosto dessa praticidade, da rapidez, principalmente quando não tenho vontade de cozinhar! A cozinha de emergência!!!
A massa é simples, talvez vocês conheçam, mas fica a receita pra quem quiser!
É para preparar uma torta de liquidificador...







Então coloque no copo do liquidificador:

3 ovos inteiros
1 xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de leite
3 colheres (sopa) de queijo ralado
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó.
Bata bem. Despeje metade numa forma untada. Cubra com rodelas de palmito, verdura refogada, sobras de frango desfiado, camarão refogado ou muçarela ralada. Cubra com a outra metade da massa e leve para assar.
Eu coloquei como recheio, muçarela e orégano, depois na cobertura coloquei rodelas de tomate e orégano. O pessoal de casa come de joelhos ... e dizem amém

Também fiz um pãozinho, na máquina, é claro...Mas quem quiser pode por a mão na massa. Comprei esse livro, nas minhas andaças pela net e vi que ele tem as duas formas para produzir um pão quentinho e caseiro! Na máquina e no braço!!!
Este é muito aromático e saboroso...

Pão com Azeite, Alecrim e Uvas -passas

600g de farinha de trigo para pães
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres (chá) de fermento biológico instantâneo
100 ml de azeite extravirgem
2 colheres (sopa) de leite em pó
2 colheres (chá) de sal marinho, e mais um pouco para salpicar
2 colheres (sopa) de erva doce triturada (dispenso)
1 colher (sopa) de alecrim fresco ( uso o seco mesmo)
280 ml de água
100 g de uvas- passas ( dispenso)
Raminhos de alecrim para decorar

Misture todos os ingredientes da massa, menos as uvas-passas. Adicione a água aos poucos, e sove até obter uma massa lisa e elástica.
Estique a massa numa superfície enfarinhada. Espalhe as uvas-passas e sove mais um pouco, para incorporá-las bem.
Coloque a massa numa superfície enfarinhada. Modele-a em um círculo. Faça um buraco no centro com os dedos. Alargue-o até obter o formato de um anel com um buraco central de 10 cm de diâmetro. Coloque a massa em uma assadeira grande untada e cubra com filme de PVC. Deixe o pão crescer em local quente por cerca de 45 minutos, ou até quase dobrar de tamanho.
Faça talhos na massa com uma faca enfarinhada e salpique ramos de alecrim e sal marinho. Asse em forno preaquecido a 220º C por 40 minutos, até o pão crescer e dourar.

Variação ( meu preferido)
Faça a massa sem as uvas passas e substitua o alecrim por orégano ( 2 colheres de sopa). Ao sovar adicione folhas de manjericão. Fica ótimo e sempre faço assim, coloco alecrim, orégano e manjericão...adoro...

Bom Apetite!!!


6 comentários:

  1. Preciso disso, odeio cozinhar!! já anotei, obrigada!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Nina!!!

    Quero agradecer o carinho, os comentários e as visitas... como ainda estou evitando teclar, por conta do pescoço e ombro, evitei a retribuição, mas precisava passar por aqui e dizer que você é uma pessoa super agradável... Deus lhe conserve nessa doçura!!

    Feliz das pessoas que tem sua amizade...

    Bjins

    FLYRoBrasileira

    ResponderExcluir
  3. OI NINA AMIGA OBRIGADA PELO COMENTARIO, SIM EU ACREDITO NESSE POVO JAPONES, ELES SAO DE UMA FORÇA QUE NOS DA ATE INVEJA NE..EU SEU MORASSE LA ONDE FOI O TSUNAMI EU NAO SABERIA COMO REAGIR E NEM SEI O QUE FARIA..ENQUANTO QUE ELES A MAIORIA IDOSOS E AGORA COM NEVE LA PORQUE E UM ZONA FRIA, ESTAO ESPERANDO EM ABRIGOS E CASAS PRE FABRICADAS PRA SABEREM COMO VAO FICAR..E ONTEM NA TV VI UM SENHOR QUE FICOU NO MAR POR MAIS DE UMA SEMANA A ESPERA DO RESGATE E DIVINO VER E TRISTEZA MAS AO MSM TEMPO NOS UMA VONTADE DE LUTAR NE..AMIGA ADOREIIII SUA RECEITA EU FAÇO SEMPRE TBEM A DO LIQUIDIFICADOR, FAÇO QUE NEM PIZZA DO SABOR TBEM, E O PAO ESTOU TENTADA A COMPRA UMA MAQUINA DE FAZER PAO TBEM, VC PODE ME DIZER QTO TA SAINDO AI NO BRASIL PRA EU TER IDEIA, E SE FOR O MSM PREÇO ACHO MELHOR COMPRAR AI POR CAUSA DA VOLTAGEM, SE FOR COMPRAR AQUI A VOLTAGEM E DE 100 DA PRA USAR MAS E MAIS FRACO NE..EU BABO QDO VEJO AQUI E AGORA JA TEM MODELOS GRANDES TBEM, BEIJOSSSS QDO TIVER UM TEMPINHO VC ME RESPONDE NAO TEM PRESSA OK COM CARINHO NEUSA

    ResponderExcluir
  4. Nina, copiei sua receita de torta, pq como já disse várias vezes no blog, sou uma negação na cozinha, mas sou fã de liquidificador. Ela parece fácil, daí copiei pra fazer qdo me inspirar. Esse pão tb deve ser tudo de bom, hein? Adoro pão caseiro e esse sei fazer, fica uma delícia!
    Que sua semana seja maravilhosa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ah, essa receita era um clássico das festinhas da escola. Minha mãe sempre fazia!
    bj,
    Ana

    ResponderExcluir
  6. Vou testar essa receita,a ela se parece com uma que ganhei da tia do meu marido a uns 30 anos, e que perdi provavelmente numa das minhas mudanças entre paraná e ceará ao longo desse tempo. Nunca mais consegui uma massa igual, mas pelo que lembro parece essa.
    E essa máquina de pão, funciona bem? tenho vontade de ter uma pois adoro fazer pão mas sovar a massa é um pesadelo. Qual é a marca e modelo dessa tua? Bjs
    Joan

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...